sexta-feira, 29 de março de 2013

1° Encontro nacional dos estudantes de Ciências Ambientais (ENECAMB)

Sucesso no 1° encontro nacional!!!

Entre os dias 20 e 25 de março de 2013 ocorreu o primeiro encontro nacional dos estudantes de Ciências Ambientais na UNB em Brasília. O encontro reuniu 10 universidades do Brasil e foi um grande sucesso, possuindo palestras e mesas redondas enriquecedoras com nomes como Marina Silva e Marcelo Dourado, alem disso também participaram do evento representantes do GREENPEACE, MEC, IPAM, CUFA, CENRCOOP, Terra Viva, IPOEMA, SUDECO, MMA e CONSEA.


O evento também proporcionou uma mesa redonda com os coordenadores de parte das universidades, UFF, UNB, UFC, CESUPA  e UFMG, nesta mesa foi discutida a posição do cientista ambiental na sociedade, e decisões sobre o futuro dos cursos foram tomadas para uma maior integração entre os cursos e uma melhor organização nacional.



Graças a presença de Rubens Martins, representante do MEC, foi possível entender quais passos devem ser seguidos para a tão almejada regularização perante o MEC. Com isso os alunos e coordenadores poderão se organizar melhor daqui pra frente de forma que  facilite tal objetivo.



Nas plenárias realizadas durante o evento pelos alunos também foram tomadas decisões importantes como, a criação de uma comissão executiva nacional, um site que ira abranger todas as universidades e o próprio ENECAMB. Por consequência desta plenária também foi decidida a forma pela qual será estabelecida a diretriz do curso e quais faculdades poderão sediar o próximo encontro, por indicações próprias as selecionadas foram UFMG, UFC e UFG.

O evento marca um novo rumo por qual seguirão os cursos de Ciências Ambientais, como uma maior organização e uma integração entre as universidades, desta forma enriquecendo a formação dos alunos e melhorando a estrutura dos cursos, pois juntos obtém uma força maior do que isolados em seus estados. É um marco do crescimento de um curso novo com grande potencial.

É também importante ressaltar aqui os agradecimentos a organização do evento que fez um trabalho exemplar, proporcionando um encontro perfeito e sem nenhum ponto a reclamar, MUITO OBRIGADO PELO ÓTIMO EVENTO UNB!!